[Sugestão] Alinhamento Moral.
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[Sugestão] Alinhamento Moral.
Já tinha comentado antes, agora sugerindo oficialmente:
Um upgrade as fichas de personagem e um novo sistema: o de alinhamento. Muitas vezes em RPG nos passamos por situações "meu personagem poderia fazer isso? faria realmente algo assim, ou é só meu off interferindo?" para sanar parte desses problemas trago o sistema de alinhamentos.
Bom, pra quem não sabe o que é, os alinhamentos são abreviamentos para a forma de pensar e conduta de seu personagem, é o que define como ele se porta e vê situações. "Bom" implica em altruismo, "mal"significa matar ou destruir sem motivos e pessoas que são neutras quanto a bem e mal têm escrúpulos em matar inocentes mas não têm o compromisso de fazer sacrifícios para proteger ou ajudar os outros. Lei” implica honra, confiabilidade e obediência a autoridade. Por outro lado, pode incluir mentalidade fechada, aderência reacionária à tradição e falta de adaptabilidade. “Caos” implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, caos pode incluir imprudência, ressentimento para com autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade. Pessoas que são neutras quanto a lei e caos possuem um respeito normal por autoridade e não sentem compulsão nem a obedecer nem a rebelar-se. São honestas, mas podem ser tentadas a mentir ou enganar outros.
Em termos de jogo, isso é definido pelo Alinhamento ético (Ordem x Caos) e Tendência moral (Bem x Mal). Considerando que tudo caminha entre esses 2 extremos, e ainda pela neutralidade das regiões intermediárias, o alinhamento do personagem pode ser sempre classificado em 9 itens:Leal e Bom/ordeiro – Os personagem leais e bons possuem um código moral muito parecido com o personagens bons, mas possuem uma crença muito forte nas leis, acreditando que elas são feitas para tornar uma sociedade mais justa. Eles enfatizam que os mais fortes devem proteger os fracos. Personagens leais e bons tendem a ser mais altruístas, sacrificando-se em nome do que é certo, honrado e verdadeiro. Quando as leis são distorcidas para promover aos governantes ganhos pessoais, os personagens leais e bons sentem-se na obrigação de desafiar tais poderes, mas preferem fazê-lo dentro da lei, do que recorrer a métodos rebeldes e que tragam o caos. Exemplos: Superman, Obi Wan Kenobi.
Bom/neutro – São chamados de Benfeitores, é uma pessoa altruísta e que segue o que acredita ser o bem, baseado em sua consciência. Exemplos: Zorro, Professor Xavier
Bom/caótico – São pessoas de alma livre, vivem intensamente e raramente abdicam do que gostam por conta de leis e regulamentos. Ainda assim eles mantém uma responsabilidade com o que acreditam ser o bem, e nunca deixam sua liberdade afetar a liberdade dos outros. Exemplos: Conan (ele mesmo o BÁRBARO), Robin Hood.
Ordeiro/neutro – São chamados de juízes, seguem as leis e por vezes tratam pessoas que cometem um crime da mesma maneira, independente das circunstâncias em que eles foram cometidos. São implacáveis quando estão obedecendo as ordens de seus superiores. Exemplos: Juiz Dreed, James Bond, Thor (Deus do Trovão)
Neutro/neutro – São conhecidos por “indecisos”. Ficam em cima do muro em todo o tipo de conflito, podem pender por um lado ou outro, mas isto não significa ele não pode, a qualquer momento, mudar de idéia e abandonar seus “aliados”, ou até mesmo se juntar aos inimigos. Exemplos: Vigia UATU, Adam Warlock (ambos Marvel) .
Caótico/neutro – São notórios anarquistas, vivem o modo de vida que escolheram não importando a quem isto incomode. Agem conforme o interesse próprio, são individualistas, mas isto não quer dizer que gostem de alguém que sofra por consequência algo que ele fez, mas podem muito bem ignorar este sofrimento alheio. Exemplos:Capitão Jack Sparrow, Dark Shineider (Bastard).
Ordeiro e Maligno – São repressores em nome da lei, ditadores tiranos e qualquer outro tipo de vilão que segue códigos de honra ou obedecem superiores, mesmo que suas ordens sejam o extermínio de inocentes. Alías, exterminar inocentes é quase um hobbie do Lawfull Evil depois de um tempo. Ex: Darth Vader, Thanos, Apocalipse (X-Man).
Neutro e maligno – São egoístas. Não importa se milhares morrerem, eles querem algo e irão até as últimas consequências para conseguir, passando a perna ou se aliando com quem precise para conquistar seu objetivo. Ex: Mística dos X-Men, Sarumac.
Caótico e maligno – São criaturas que se divertem com o sofrimento dos outros e na ruína das sociedades. Não precisam necessariamente estar em busca de algo ou seguido algum objetivo. São malignos e querem somente espalhar destruição. Ex: Coringa, Charles Manson, Violator (Spawn), Apocalipse (Superman)
Escolhendo uma dessas tendências pra sua ficha, você está construindo seu personagem, e definindo como ele se porta perante x situações até mais que com as vagas descrições psicológicas. Isso permite narradores/juízes, avaliarem melhor seu comportamento como narrador de um personagem de personalidade própria inserido em um mundo e suas ações com base na sua visão desse mundo.
Kurt- Chūnin - Konoha
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Eu não preciso disso porque sou um gênio da postagem, então fico nulo.
Flea- Genin - Kiri
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Eu Aprovo... Conheço esse sistema e é realmente muito bom para interpretação, os player só não podem esquecer de seguir esse regra...
Dúvida: Tirou da onde essa descrição?? Kkk...
Dúvida: Tirou da onde essa descrição?? Kkk...
Nyah- Chūnin - Kiri
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Nyah escreveu:Eu Aprovo... Conheço esse sistema e é realmente muito bom para interpretação, os player só não podem esquecer de seguir esse regra...
Dúvida: Tirou da onde essa descrição?? Kkk...
De um blog de RPG, e misturei algumas palavras.
Kurt- Chūnin - Konoha
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Kurt escreveu:De um blog de RPG, e misturei algumas palavras.
Kurt, conhece D&D?? A descrição deles talvez seja mais detalhada... Dá uma olhadinha:
Obs.: Talvez uma pequena adaptação, como vc fez, deixe o texto melhor... Enfim, vê o q acha... ( ^-^)
- D&D 3.5 - Livro do Jogador (pg. 87):
- BEM E MAL
Os personagens e as criaturas boas protegem a vida inocente. Os personagens e as criaturas malignas corrompem ou eliminam a vida inocente, seja por diversão ou para tirar proveito. “Bom” implica altruísmo, respeito pela vida e preocupação com a dignidade dos seres conscientes. Os personagens bons fazem sacrifícios pessoais para ajudar outros seres. “Mau” indica um desejo de ferir, oprimir e matar. Algumas criaturas simplesmente não têm compaixão pelas demais e matam sem remorso, caso lhes seja conveniente. Outras, dedicam-se ativamente a propagar o mal, caçando por esporte ou seguindo ordens de um deus ou mestre maligno. As pessoas que são neutras em relação ao bem e o mal não gostam de matar inocentes, mas não possuem a força de vontade para fazer sacrifícios e proteger ou ajudar os demais. As pessoas Neutras são vinculadas aos demais por questões de relação pessoal. Alguém com essa tendência poderia se sacrificar para proteger sua família ou sua terra natal, mas nunca faria isso por estranhos que não tenham nenhuma relação direta com ele. Ser Bom ou Mau pode ser uma escolha consciente, como um paladino que tenta seguir seus ideais ou o clérigo maligno que causa pânico e dor para imitar seu deus. Porém, para a maior parte das pessoas, ser Bom ou Mau é uma atitude que pode ser reconhecida, mas não escolhida. Ser Neutro no eixo do bem e do mal normalmente representa uma falta de inclinação para qualquer aspecto mas, para alguns, isso indica um compromisso com uma perspectiva equilibrada. Mesmo reconhecendo que o bem e o mal são estados objetivos e não somente opiniões, essas pessoas acreditam que manter o equilíbrio entre ambos é a melhor opção, ao menos para eles. Os animais e outras criaturas incapazes de ações morais são Neutras, mas nunca serão Boas ou Más. Mesmo as víboras mais letais e os tigres mais ferozes são Neutros, pois não têm a capacidade moral para se comportar de maneira correta ou incorrera.ORDEM E CAOS
Os personagens Leais dizem a verdade, mantêm sua palavra, respeitam a autoridade, honram a tradição e julgam aqueles que não cumprem seu dever. Os personagens Caóticos seguem apenas sua própria consciência, ressentem-se daqueles que lhes dão ordens, preferem novas idéias à tradição e fazem o que prometem se estiverem dispostos. “Leal” implica honra, confiança e obediência à autoridade. Por outro lado, a ordem pode conservar a teimosia, adesão reacionária à tradição, predileção em julgar todas as pessoas e falta de adaptabilidade. Os mantenedores conscientes da ordem dizem que só o comportamento Leal criará uma sociedade onde as pessoas podem depender das outras e tomar as melhores decisões, confiando plenamente que os demais agirão da mesma forma. “Caos” implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, conserva a imprudência, ressentimento com a autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade. Os promotores do comportamento Caótico afirmam que somente a liberdade pessoal completa permitirá que as pessoas se expressem na íntegra e que a sociedade se beneficie de todo o potencial acumulado pelos indivíduos que a integram. As pessoas que são Neutras em relação à Ordem e o Caos normalmente respeitam a autoridade, mas não se sentem inspiradas a obedecer ou se rebelar contra ela. São pessoas honestas, mas que podem ser levadas a mentir ou a enganar os demais. A devoção à ordem ou ao caos pode ser uma escolha consciente, mas na maioria das vezes é só um aspecto de personalidade que é reconhecido, mas não escolhido. A neutralidade no eixo da ordem e do caos representa um ponto intermediário, um estado onde o indivíduo não se sente atraído por nenhum dos aspectos. Porém, alguns indivíduos com essa tendência afirmam que a Neutralidade é superior à Ordem e ao Caos, pois consideram que ambos são extremos com suas devidas contrapartes. Os animais e outras criaturas incapazes de tomar decisões morais são Neutras. Os cães podem ser obedientes e os gatos independentes, mas não têm a capacidade moral para se comportarem de maneira Leal ou Caótica.AS NOVE TENDÊNCIAS
As nove tendências a seguir abrangem todas as combinações possíveis nos eixos Ordem e Caos ou Bem e Mal. Cada descrição representa um personagem típico daquela tendência. Lembre-se que os indivíduos afastam-se da normalidade: um personagem pode agir de modo diferente em relação à sua tendência de um dia para o outro. Use essas descrições como um guia, não como regras a serem obedecidas. As seis primeiras tendências, de Leal e Bom até Caótico e Neutro, são as tendências mais comuns para os personagens dos jogadores. As três tendências malignas são exclusivas dos monstros e dos vilões.
Leal e Bom (LB), “Cruzado”: Um personagem com essa tendência se comporta como todos esperam que uma pessoa boa o faça. Ele combina a vontade de combater o mal com a disciplina de lutar incessantemente. Ele diz a verdade, mantém sua palavra, ajuda os que estão em necessidade e combate as injustiças. Um personagem Leal e Bom detesta ver os culpados saírem impunes. Alhandra, uma paladina que combate o mal sem piedade e protege os inocentes sem hesitar, é Leal e Boa. Leal e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja combinar honra e compaixão.
Neutro e Bom (NB), “Benfeitor”: Um personagem Neutro e Bom faz o melhor que uma pessoa boa conseguiria. Ele é devotado a ajudar os outros e colabora com reis e magistrados, mesmo não se sentindo obrigado a fazê-lo. Jozan, um clérigo que ajuda as pessoas de acordo com as necessidades delas, é Neutro e Bom. Neutro e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja fazer o bem sem se preocupar com a ordem.
Caótico e Bom (CB), “Rebelde”: Um personagem Caótico e Bom se comporta de acordo com a sua consciência, sem se preocupar com o que os outros esperam dele. Ele faz as coisas do seu jeito, mas é educado e benevolente. Ele acredita no bem, mas não vê utilidade para as leis e os regulamentos. Ele detesta quando as pessoas tentam intimidar os mais fracos e dizer-lhes o que fazer. Ele segue sua própria “bússola moral” que, embora tenha uma inclinação para o Bem, algumas vezes não coincide com as diretrizes da sociedade. Soveliss, um ranger que realiza emboscadas contra os coletores de impostos de um barão maligno, é um personagem Caótico e Bom. Caótico e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja combinar um bom coração com um espírito livre.
Leal e Neutro (LN), “Juiz”: Um personagem Leal e Neutro se comporta de acordo com a lei e a tradição, ou é dirigido por um código de conduta pessoal. Para ele, a ordem e a organização são importantíssimos. Ele pode acreditar em uma ordem pessoal e viver segundo um código ou padrão, ou acreditar em uma mesma ordem para todos e preferir um governo forte e organizado. Ember, uma monja que segue sua própria disciplina sem ser influenciada pelos pedidos dos necessitados nem pelas tentações do mal, é Leal e Neutra. Leal e Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja indicar que é confiável e honrado, mas não um fanático.
Neutro (N), “Indeciso”: Um personagem Neutro sempre faz o que lhe parece ser uma boa idéia. Ele não se sente inclinado fortemente por um lado ou pelo outro quando o assunto é lei contra caos ou o bem contra o mal. Na maioria das ocasiões, a neutralidade é, na verdade, mais uma falta de convicção do que um compromisso com a própria neutralidade. Esse tipo de personagem considera o Bem melhor que o Mal. Afinal, ele prefere ter bons vizinhos e governantes. Ainda assim, ele não se vê pessoalmente inclinado a defender o bem de modo abstrato ou universal. Male é, uma maga dedicada a sua arte e cansada da semântica dos debates morais, é uma personagem Neutra. Por outro lado, alguns personagens Neutros se dedicam filosoficamente à neutralidade. Eles consideram o Bem, o Mal, a Ordem e o Caos extremos perigosos e prejudiciais. Eles afirmam que, a longo prazo, o ponto intermediário da neutralidade é a opção mais favorável e equilibrada do cosmos. Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja que seu personagem atue de forma natural, sem preconceitos nem compulsões.
Caótico e Neutro (CN), “Espírito Livre”: Um personagem Caótico e Neutro obedece apenas à sua vontade. Trata-se de uma pessoa individualista, que valoriza sua própria liberdade e não tenta proteger a liberdade dos demais. Ele evita a autoridade, ressente-se das restrições e desafia as tradições. Um personagem Caótico e Neutro não prejudica intencionalmente as organizações como parte de uma campanha em favor da anarquia. Para fazer isso, ele deveria se sentir inspirado pelo bem (com um desejo de libertar os outros) ou pelo mal (com uma vontade de causar sofrimento àqueles que discordam dele). Um personagem Caótico e Neutro pode ser imprevisível, mas seu comportamento não é totalmente aleatório. É mais provável que ele atravesse uma ponte, não que se atire dela. Gimble, um bardo que viaja e sobrevive conforme sua vontade, é Caótico e Neutro. Caótico e Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja que seu personagem tenha liberdade completa, seja das restrições da sociedade ou da obrigação de fazer o bem.
Leal e Mau (LM), “Dominador”: Um vilão Leal e Mau usurpa o que deseja metodicamente, dentro dos limites de seu código de conduta, mas sem se preocupar com quem será prejudicado. Ele se preocupa com a tradição, a lealdade e a ordem, mas não se importa com a liberdade, a dignidade ou mesmo com a vida. Ele joga segundo as regras, mas sem mostrar piedade nem compaixão. Sente-se confortável com a hierarquia e gostaria de governar, mas também aceita servir. Ele não condena os outros pelas atitudes que tomam, mas por sua raça, religião, terra natal ou posição social. Ele reluta em infringir as leis ou quebrar uma promessa; essa relutância, em parte, se deve à sua própria natureza, mas também à sua necessidade de organização para se proteger daqueles capazes de enfrentá-lo por diferenças morais. Alguns vilões Leais e Maus respeitam alguns tabus específicos, como não matar a sangue frio (ordenando essas execuções a seus subalternos) ou não permitir que crianças sejam feridas (sempre que puder ser evitado). Eles acreditam que esses escrúpulos os colocam acima dos vilões sem princípios. Um barão conspirador com planos de expansão e que explora seus servos é um exemplo de um personagem Leal e Mau. Algumas criaturas e pessoas leais e malignas são levadas a praticar o mal com o mesmo fanatismo que um cruzado tenta propagar o bem. Além de estar disposto a ferir os demais em proveito próprio, estes personagens sentem prazer na maldade como um objetivo final. Eles também são capazes de propagar o mal como parte de seus deveres para um deus ou mestre maligno. Algumas vezes, os personagens com essa tendência são chamados de “diabólicos”, porque os diabos são a personificação e a epítome da ordem e do mal. Leal e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa a maldade metódica, intencional e frequentemente bem-sucedida.
Neutro e Mau (NM), “Malfeitor”: Um vilão Neutro e Mau fará o possível para sair impune e se preocupa única e exclusivamente consigo. Ele não derrama lágrimas por suas vítimas, matando para obter vantagens, por esporte ou por conveniência. Ele não tem apreço nenhum pela ordem e não sustenta a ilusão de que o respeito pela lei, pelas tradições ou por um código de ética o tornaria melhor ou mais nobre. Por outro lado, ele não tem a natureza inquieta ou a afeição pelo conflito que caracteriza um vilão Caótico e Mau. O criminoso que rouba e assassina para conseguir o que deseja é um exemplo de personagem Neutro e Mau. Alguns vilões neutros e malignos defendem a maldade como um ideal, propagando o mal como um objetivo. Muitas vezes, esses vilões são devotos de um deus ou seita maligna ou pertencem a sociedades secretas. Neutro e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa o mal puro, sem honra ou variação.
Caótico e Mau (CM), “Destruidor”: Um personagem Caótico e Mau realiza o que sua ambição, ódio ou ânsia de destruição o inspiram a fazer. Ele tem um temperamento forte, traiçoeiro, é arbitrariamente violento, cruel e imprevisível. Ele simplesmente usurpa o que deseja, é brutal e não sente piedade ou remorso. Quando está propagando o mal e o caos, é ainda pior. Felizmente, seus planos são cheios de falhas e todos os grupos formados por esses personagens são pouco organizados. Em geral, os personagens Caóticos e Maus só conseguem trabalhar em equipe através da força, e seus líderes conservam seus cargos enquanto conseguem evitar as derrotas ou as tentativas de assassinato. Um feiticeiro louco, elaborando esquemas de vingança e destruição, é um personagem Caótico e Mau. Às vezes, os personagens caóticos e malignos são chamados de “demoníacos”, porque os demônios são a personificação e a epítome do caos e do mal. Caótico e Mau é uma tendência muito perigosa, porque não representa somente a destruição da beleza e da vida, mas também da ordem onde elas são fundamentadas.
Nyah- Chūnin - Kiri
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Nyah escreveu:Kurt escreveu:De um blog de RPG, e misturei algumas palavras.
Kurt, conhece D&D?? A descrição deles talvez seja mais detalhada... Dá uma olhadinha:
Obs.: Talvez uma pequena adaptação, como vc fez, deixe o texto melhor... Enfim, vê o q acha... ( ^-^)
- D&D 3.5 - Livro do Jogador (pg. 87):
BEM E MAL
Os personagens e as criaturas boas protegem a vida inocente. Os personagens e as criaturas malignas corrompem ou eliminam a vida inocente, seja por diversão ou para tirar proveito. “Bom” implica altruísmo, respeito pela vida e preocupação com a dignidade dos seres conscientes. Os personagens bons fazem sacrifícios pessoais para ajudar outros seres. “Mau” indica um desejo de ferir, oprimir e matar. Algumas criaturas simplesmente não têm compaixão pelas demais e matam sem remorso, caso lhes seja conveniente. Outras, dedicam-se ativamente a propagar o mal, caçando por esporte ou seguindo ordens de um deus ou mestre maligno. As pessoas que são neutras em relação ao bem e o mal não gostam de matar inocentes, mas não possuem a força de vontade para fazer sacrifícios e proteger ou ajudar os demais. As pessoas Neutras são vinculadas aos demais por questões de relação pessoal. Alguém com essa tendência poderia se sacrificar para proteger sua família ou sua terra natal, mas nunca faria isso por estranhos que não tenham nenhuma relação direta com ele. Ser Bom ou Mau pode ser uma escolha consciente, como um paladino que tenta seguir seus ideais ou o clérigo maligno que causa pânico e dor para imitar seu deus. Porém, para a maior parte das pessoas, ser Bom ou Mau é uma atitude que pode ser reconhecida, mas não escolhida. Ser Neutro no eixo do bem e do mal normalmente representa uma falta de inclinação para qualquer aspecto mas, para alguns, isso indica um compromisso com uma perspectiva equilibrada. Mesmo reconhecendo que o bem e o mal são estados objetivos e não somente opiniões, essas pessoas acreditam que manter o equilíbrio entre ambos é a melhor opção, ao menos para eles. Os animais e outras criaturas incapazes de ações morais são Neutras, mas nunca serão Boas ou Más. Mesmo as víboras mais letais e os tigres mais ferozes são Neutros, pois não têm a capacidade moral para se comportar de maneira correta ou incorrera.ORDEM E CAOS
Os personagens Leais dizem a verdade, mantêm sua palavra, respeitam a autoridade, honram a tradição e julgam aqueles que não cumprem seu dever. Os personagens Caóticos seguem apenas sua própria consciência, ressentem-se daqueles que lhes dão ordens, preferem novas idéias à tradição e fazem o que prometem se estiverem dispostos. “Leal” implica honra, confiança e obediência à autoridade. Por outro lado, a ordem pode conservar a teimosia, adesão reacionária à tradição, predileção em julgar todas as pessoas e falta de adaptabilidade. Os mantenedores conscientes da ordem dizem que só o comportamento Leal criará uma sociedade onde as pessoas podem depender das outras e tomar as melhores decisões, confiando plenamente que os demais agirão da mesma forma. “Caos” implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, conserva a imprudência, ressentimento com a autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade. Os promotores do comportamento Caótico afirmam que somente a liberdade pessoal completa permitirá que as pessoas se expressem na íntegra e que a sociedade se beneficie de todo o potencial acumulado pelos indivíduos que a integram. As pessoas que são Neutras em relação à Ordem e o Caos normalmente respeitam a autoridade, mas não se sentem inspiradas a obedecer ou se rebelar contra ela. São pessoas honestas, mas que podem ser levadas a mentir ou a enganar os demais. A devoção à ordem ou ao caos pode ser uma escolha consciente, mas na maioria das vezes é só um aspecto de personalidade que é reconhecido, mas não escolhido. A neutralidade no eixo da ordem e do caos representa um ponto intermediário, um estado onde o indivíduo não se sente atraído por nenhum dos aspectos. Porém, alguns indivíduos com essa tendência afirmam que a Neutralidade é superior à Ordem e ao Caos, pois consideram que ambos são extremos com suas devidas contrapartes. Os animais e outras criaturas incapazes de tomar decisões morais são Neutras. Os cães podem ser obedientes e os gatos independentes, mas não têm a capacidade moral para se comportarem de maneira Leal ou Caótica.AS NOVE TENDÊNCIAS
As nove tendências a seguir abrangem todas as combinações possíveis nos eixos Ordem e Caos ou Bem e Mal. Cada descrição representa um personagem típico daquela tendência. Lembre-se que os indivíduos afastam-se da normalidade: um personagem pode agir de modo diferente em relação à sua tendência de um dia para o outro. Use essas descrições como um guia, não como regras a serem obedecidas. As seis primeiras tendências, de Leal e Bom até Caótico e Neutro, são as tendências mais comuns para os personagens dos jogadores. As três tendências malignas são exclusivas dos monstros e dos vilões.
Leal e Bom (LB), “Cruzado”: Um personagem com essa tendência se comporta como todos esperam que uma pessoa boa o faça. Ele combina a vontade de combater o mal com a disciplina de lutar incessantemente. Ele diz a verdade, mantém sua palavra, ajuda os que estão em necessidade e combate as injustiças. Um personagem Leal e Bom detesta ver os culpados saírem impunes. Alhandra, uma paladina que combate o mal sem piedade e protege os inocentes sem hesitar, é Leal e Boa. Leal e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja combinar honra e compaixão.
Neutro e Bom (NB), “Benfeitor”: Um personagem Neutro e Bom faz o melhor que uma pessoa boa conseguiria. Ele é devotado a ajudar os outros e colabora com reis e magistrados, mesmo não se sentindo obrigado a fazê-lo. Jozan, um clérigo que ajuda as pessoas de acordo com as necessidades delas, é Neutro e Bom. Neutro e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja fazer o bem sem se preocupar com a ordem.
Caótico e Bom (CB), “Rebelde”: Um personagem Caótico e Bom se comporta de acordo com a sua consciência, sem se preocupar com o que os outros esperam dele. Ele faz as coisas do seu jeito, mas é educado e benevolente. Ele acredita no bem, mas não vê utilidade para as leis e os regulamentos. Ele detesta quando as pessoas tentam intimidar os mais fracos e dizer-lhes o que fazer. Ele segue sua própria “bússola moral” que, embora tenha uma inclinação para o Bem, algumas vezes não coincide com as diretrizes da sociedade. Soveliss, um ranger que realiza emboscadas contra os coletores de impostos de um barão maligno, é um personagem Caótico e Bom. Caótico e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja combinar um bom coração com um espírito livre.
Leal e Neutro (LN), “Juiz”: Um personagem Leal e Neutro se comporta de acordo com a lei e a tradição, ou é dirigido por um código de conduta pessoal. Para ele, a ordem e a organização são importantíssimos. Ele pode acreditar em uma ordem pessoal e viver segundo um código ou padrão, ou acreditar em uma mesma ordem para todos e preferir um governo forte e organizado. Ember, uma monja que segue sua própria disciplina sem ser influenciada pelos pedidos dos necessitados nem pelas tentações do mal, é Leal e Neutra. Leal e Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja indicar que é confiável e honrado, mas não um fanático.
Neutro (N), “Indeciso”: Um personagem Neutro sempre faz o que lhe parece ser uma boa idéia. Ele não se sente inclinado fortemente por um lado ou pelo outro quando o assunto é lei contra caos ou o bem contra o mal. Na maioria das ocasiões, a neutralidade é, na verdade, mais uma falta de convicção do que um compromisso com a própria neutralidade. Esse tipo de personagem considera o Bem melhor que o Mal. Afinal, ele prefere ter bons vizinhos e governantes. Ainda assim, ele não se vê pessoalmente inclinado a defender o bem de modo abstrato ou universal. Male é, uma maga dedicada a sua arte e cansada da semântica dos debates morais, é uma personagem Neutra. Por outro lado, alguns personagens Neutros se dedicam filosoficamente à neutralidade. Eles consideram o Bem, o Mal, a Ordem e o Caos extremos perigosos e prejudiciais. Eles afirmam que, a longo prazo, o ponto intermediário da neutralidade é a opção mais favorável e equilibrada do cosmos. Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja que seu personagem atue de forma natural, sem preconceitos nem compulsões.
Caótico e Neutro (CN), “Espírito Livre”: Um personagem Caótico e Neutro obedece apenas à sua vontade. Trata-se de uma pessoa individualista, que valoriza sua própria liberdade e não tenta proteger a liberdade dos demais. Ele evita a autoridade, ressente-se das restrições e desafia as tradições. Um personagem Caótico e Neutro não prejudica intencionalmente as organizações como parte de uma campanha em favor da anarquia. Para fazer isso, ele deveria se sentir inspirado pelo bem (com um desejo de libertar os outros) ou pelo mal (com uma vontade de causar sofrimento àqueles que discordam dele). Um personagem Caótico e Neutro pode ser imprevisível, mas seu comportamento não é totalmente aleatório. É mais provável que ele atravesse uma ponte, não que se atire dela. Gimble, um bardo que viaja e sobrevive conforme sua vontade, é Caótico e Neutro. Caótico e Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja que seu personagem tenha liberdade completa, seja das restrições da sociedade ou da obrigação de fazer o bem.
Leal e Mau (LM), “Dominador”: Um vilão Leal e Mau usurpa o que deseja metodicamente, dentro dos limites de seu código de conduta, mas sem se preocupar com quem será prejudicado. Ele se preocupa com a tradição, a lealdade e a ordem, mas não se importa com a liberdade, a dignidade ou mesmo com a vida. Ele joga segundo as regras, mas sem mostrar piedade nem compaixão. Sente-se confortável com a hierarquia e gostaria de governar, mas também aceita servir. Ele não condena os outros pelas atitudes que tomam, mas por sua raça, religião, terra natal ou posição social. Ele reluta em infringir as leis ou quebrar uma promessa; essa relutância, em parte, se deve à sua própria natureza, mas também à sua necessidade de organização para se proteger daqueles capazes de enfrentá-lo por diferenças morais. Alguns vilões Leais e Maus respeitam alguns tabus específicos, como não matar a sangue frio (ordenando essas execuções a seus subalternos) ou não permitir que crianças sejam feridas (sempre que puder ser evitado). Eles acreditam que esses escrúpulos os colocam acima dos vilões sem princípios. Um barão conspirador com planos de expansão e que explora seus servos é um exemplo de um personagem Leal e Mau. Algumas criaturas e pessoas leais e malignas são levadas a praticar o mal com o mesmo fanatismo que um cruzado tenta propagar o bem. Além de estar disposto a ferir os demais em proveito próprio, estes personagens sentem prazer na maldade como um objetivo final. Eles também são capazes de propagar o mal como parte de seus deveres para um deus ou mestre maligno. Algumas vezes, os personagens com essa tendência são chamados de “diabólicos”, porque os diabos são a personificação e a epítome da ordem e do mal. Leal e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa a maldade metódica, intencional e frequentemente bem-sucedida.
Neutro e Mau (NM), “Malfeitor”: Um vilão Neutro e Mau fará o possível para sair impune e se preocupa única e exclusivamente consigo. Ele não derrama lágrimas por suas vítimas, matando para obter vantagens, por esporte ou por conveniência. Ele não tem apreço nenhum pela ordem e não sustenta a ilusão de que o respeito pela lei, pelas tradições ou por um código de ética o tornaria melhor ou mais nobre. Por outro lado, ele não tem a natureza inquieta ou a afeição pelo conflito que caracteriza um vilão Caótico e Mau. O criminoso que rouba e assassina para conseguir o que deseja é um exemplo de personagem Neutro e Mau. Alguns vilões neutros e malignos defendem a maldade como um ideal, propagando o mal como um objetivo. Muitas vezes, esses vilões são devotos de um deus ou seita maligna ou pertencem a sociedades secretas. Neutro e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa o mal puro, sem honra ou variação.
Caótico e Mau (CM), “Destruidor”: Um personagem Caótico e Mau realiza o que sua ambição, ódio ou ânsia de destruição o inspiram a fazer. Ele tem um temperamento forte, traiçoeiro, é arbitrariamente violento, cruel e imprevisível. Ele simplesmente usurpa o que deseja, é brutal e não sente piedade ou remorso. Quando está propagando o mal e o caos, é ainda pior. Felizmente, seus planos são cheios de falhas e todos os grupos formados por esses personagens são pouco organizados. Em geral, os personagens Caóticos e Maus só conseguem trabalhar em equipe através da força, e seus líderes conservam seus cargos enquanto conseguem evitar as derrotas ou as tentativas de assassinato. Um feiticeiro louco, elaborando esquemas de vingança e destruição, é um personagem Caótico e Mau. Às vezes, os personagens caóticos e malignos são chamados de “demoníacos”, porque os demônios são a personificação e a epítome do caos e do mal. Caótico e Mau é uma tendência muito perigosa, porque não representa somente a destruição da beleza e da vida, mas também da ordem onde elas são fundamentadas.
isso que é ser uma garota aplicada
mudo de nulo p aprovo
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Preferi pegar fora do livro d D&d pelos direitos autorais dele sobre o que ta escrito saca? D:
Versão de blog é mais suave com isso já que é uma rede e um texto que ja foi publicado um milhão de vezes. Mas as descrições estão perfeitas.
E sim, jogo muito RPG de mesa/amo.
Versão de blog é mais suave com isso já que é uma rede e um texto que ja foi publicado um milhão de vezes. Mas as descrições estão perfeitas.
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Kurt- Chūnin - Konoha
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Kkk... Flea bobo... =x
Kurt... Entendi... Enfim, eu aprovo pela finalidade da sugestão em si... A regra que for usar provavelmente não vai mudar tanto de um para o outro... Então o q decidirem usar eu sei que vai estar muito bom!! ( ^-^)
Kurt... Entendi... Enfim, eu aprovo pela finalidade da sugestão em si... A regra que for usar provavelmente não vai mudar tanto de um para o outro... Então o q decidirem usar eu sei que vai estar muito bom!! ( ^-^)
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Nyah escreveu:Kkk... Flea bobo... =x
Kurt... Entendi... Enfim, eu aprovo pela finalidade da sugestão em si... A regra que for usar provavelmente não vai mudar tanto de um para o outro... Então o q decidirem usar eu sei que vai estar muito bom!! ( ^-^)
É, acho que isso do autoral nem deve pegar também, pagina de D&d em blog costuma ter muita info de jogo, então é normal esses textos xD
Kurt- Chūnin - Konoha
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Aprovo.
Vale lembrar que no próprio d&d é possível mudar o alinhamento do personagem conforme as aventuras se desenvolvem, sugiro que também seja possível aqui no fórum. Obviamente os motivos para isso deveriam ser coerentes.
Vale lembrar que no próprio d&d é possível mudar o alinhamento do personagem conforme as aventuras se desenvolvem, sugiro que também seja possível aqui no fórum. Obviamente os motivos para isso deveriam ser coerentes.
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Re: [Sugestão] Alinhamento Moral.
Misc, assim como muitas coisas, o sistema de aventuras é bom para essas mudanças.
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